Oportunidades para autores

E por que não a mitologia afro-brasileira?

A bedtime story — Image by © Royalty-Free/Corbis

A Literatura tem um papel fundamental em qualquer civilização humana – ela ajuda-nos a construir um imaginário comum que nos identifica como povo, como nação.

O mundo europeu foi pródigo em criar e propagar suas lendas e mitos – que, somados à mitologia judaico-cristã que os precedeu, formaram a base do pensamento e do imaginário do Ocidente. Natural, assim, que um gênero literário como a Fantasia, cuja força maior foi alcançada nos países de língua inglesa, alimente-se dessas fontes e multipliquem-se nas obras do gênero os gnomos, fadas, duendes, anões, dragões e bruxos que convivem com um sem-número de outros personagens extraídos de cenários inspirados em uma Idade Média mítica e genérica, muito distante do medievo histórico. Mas, por que será tão difícil para os autores brasileiros beberem em nossas fontes folclóricas e mitológicas para compor uma literatura fantástica original e única?

Uma das razões talvez seja, justamente, a literatura que os autores nacionais de fantasia conseguem acessar. Em outras palavras, é um círculo vicioso que ainda não foi rompido – leio os grandes nomes da Fantasia (quase todos ingleses ou norte-americanos) e, ao escrever, acabo por reproduzir aquilo que li. Como o gênero Fantasia nunca foi muito divulgado no Brasil – ainda que nas últimas décadas venha crescendo em interesse, grande parte por influência do cinema e da literatura em tradução -, há poucos escritores no país e menos ainda obras que tragam as lendas e mitos brasileiros para as páginas dos livros.

Pois a Aruanda Agência Literária tem o maior interesse em encontrar novos autores de fantasia, em especial aqueles que bebem nas fontes da mitologia afro-brasileira. Se você tem originais que se encaixem nessa proposta, entre em contato com a gente!

 

 

Anúncios

Um comentário em “E por que não a mitologia afro-brasileira?”

  1. Bem interessante, Aruanda Agência Literária.
    Gosto muito de mitos, lendas… em especial, da Umbanda.
    Visto que aqui no norte o tema é vasto, em 2014 lancei meu primeiro livro sobre o assunto, Amazônia do Pará e suas Visagens, com páginas carregadas de causos e magia em seus cinco contos. Recentemente conclui o volume II, seguindo a mesma linha do primeiro, e claro, não podia faltar a umbanda em suas laudas. Seria uma honra poder participar desse espaço. Desde já, buscarei em algumas pastas alguns antigos escritos, ajustarei ao propósito… depois, se vos agradar e me for de merecimento, quem sabe possam acolher meu mero trabalho.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s